Maryann confronta a Sra. Thonrton, mãe da Tara, que havia negado ajuda à filha quando esta estava desesperada e na cadeia. Quando a mãe era alcoólatra, Tara sempre a ajudava, mas agora que se converteu a Jesus, ela resolveu não fazer o mesmo.
- Exatamente como pensei. Vazia. Nada por dentro. É sempre algo lá fora que leva toda a culpa ou todo o crédito. Ou Jesus ou Jeannette.
Falando sobre uma pintura que havia próximo a sua piscina.
- Estonteante, não é? É o deus Pan e sua amante humana. Ela poderia ser qualquer uma de nós, não é verdade? Os gregos sabiam que há um frágil véu entre nós e o divino. Eles não viam os deuses como sendo inacessíveis, como todo mundo os vê hoje.
- Vá, prospere e nunca se negue nada, OK?
Daphne falando para o Sam sobre a Maryann.
- Ela é Deus, bobão. Bem, ela é o mais próximo de Deus que conseguiremos. A chamam de muitas coisas. Kali, Lilith, Isis, Gaia. Mas o que ela é mesmo é uma mênade. De acordo com os gregos, as mênades eram as criadas de Dionísio. Mas eram muito mais que isso.
- O deus do vinho?- Mas sabe do que mais chamam ele? O deus chifrudo. Lembra alguma coisa?
- Satã?
- Dionísio, Satã. Na verdade, é só uma forma de energia. Energia selvagem, como luxúria, ira, excesso, violência... Basicamente, todas as coisas divertidas. Mariann leva isso às pessoas. Canaliza, controla. Ela é imortal, Sam. Sempre esteve aqui. Não há razão de enfrentá-la. Nunca vencerá.
Maryann conversando com Tara e Eggs sobre eles terem apagado na noite anterior.
- Eu nunca vou entender isso. Por que ter vergonha de prazer e diversão? Por que ter vergonha de se soltar?
- Por que eu nunca estive tão fora de controle.
- O controle é só uma gaiola que essa cultura estúpida usa para prender quem realmente somos. Nós precisamos sair do controle.
- Mas precisa haver algum controle, ou tudo vira um caos.- Parece bom. Todos gostam de um pouco de caos, só não admitem.
- Eu não quero ficar apagando.
- É isso que você acha que é? Por que eu tenho uma teoria sobre apagar. Talvez você vá para um estado de consciência mais elevado.
- Estamos todos pirados. Não tem nada de alto nisso, exceto o fato de que devíamos estar chapados. Minha mãe ficava meses apagada direto. Sou especialista.
- É mesmo?- Certificada.
- E quanto aos santos da Índia? A mística de todas as religiões? Eles apagavam. Corriam e dançavam pelas ruas, levitavam, agiam como macacos, corriam por aí pelados. Todos achavam que eles eram loucos.
- Eles eram loucos.
- Não, Tara. Eram extáticos. Toda aquela besteira de falsa civilização desapareceu, para que se dissolvessem no infinito, para poderem se perder e unirem-se com seu deus. (...) Olhem pra vocês. Alguns inchaços e machucados... É um preço pequeno a se pagar pela felicidade. Alguém quer bloody mary?
A rainha vampira, Sophie Ann, fala sobre as mênades.
- Pense assim. Você é uma jovem e selvagem garota que se casou com algum idiota que te trata como propriedade e ainda está trepando com um garoto de 14 anos. E então vem essa religião, que a encoraja a ficar bêbada, correr pelada pela floresta, transar com quem ou o que quiser, e faz tudo parte de ficar mais próxima de deus. Então está transando com todos na lama, por que não matar algo e comer cru? Então você é super devoto, não há nada que você não possa fazer. E cada vez que você faz, fica mais próximo do divino. Nunca desafie o poder da fé cega. Manifesta-se de formas que desafiam as leis da física, ou quebram-nas inteiramente.
Sookie contando pro Lafayette como era dentro da cabeça da Tara enquanto ela estava possuída pelo êxtase dionisíaco.
- Era como se não houvesse limites. Como se qualquer coisa pudesse acontecer e provavelmente irá. E você sente seus interiores se expandindo, mas também tem um esvaziamento de tudo de bom que existe em você, e você não quer que isso pare. Nunca.
- Cacete, isso parece bom.E, pra terminar, alguns nomes que Maryann usou apara evocar Dionísio.
- Oh, Dionísio! Baco! Brômio! Eleutério! Dendrites!
Agora dêem um jeito de assistir à série e aprendam como devem ser as festas (e a vida).
Evoé!
Great post.
ResponderExcluirArquiteto em Cortar Vidro Temperado, Sao Paulo - SP