domingo, 22 de março de 2020

7 Dicas dionisíacas para lidar com o confinamento

São tempos difíceis para todos nós. Seguem algumas dicas da Sociedade Dionisíaca para ajudar você a ficar em casa, cuidar da saúde e manter a estabilidade mental:
  1. Beba caipirinha
    Uma das versões diz que a caipirinha surgiu a partir de uma receita popular feita com limão, alho e mel, indicada para os doentes da gripe espanhola. Como era bastante comum colocar um pouquinho de álcool em todo remédio caseiro, a fim de acelerar o efeito terapêutico, a cachaça era sempre usada. "Até que, um dia, alguém resolveu tirar o alho e o mel. Depois, acrescentaram umas colheres de açúcar para adoçar a bebida. O gelo veio em seguida, para espantar o calor", explica Carlos Lima, diretor-executivo do Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça).


    Vale lembrar que o limão é rico em vitamina C (que fortalece o sistema imunológico e ajuda na produção de glóbulos brancos) e a cachaça, além de acelerar o metabolismo, também pode conter compostos antioxidantes que favorecem os mecanismos de defesa do organismo quando passa por madeira. Se quiser ser muito precavido, recorra à receita original e inclua o alho, pois ajuda a combater vírus e estimular as funções respiratórias, e o mel, que também fortalece o sistema imunológico, é antioxidante e expectorante.

    Obs.: O consumo excessivo de álcool desidrata e prejudica a ação do sistema imunológico, portanto é recomendado beber ANTES de ficar doente, não depois, e sempre com moderação.
  2. Evite orgias
    Apesar de ser falsa a notícia de que um prefeito italiano proibiu orgias e gang bang sob pena de multa de até 5mil euros, ainda é importante manter uma distância mínima de outras pessoas para evitar a contaminação. Em caso de necessidade, dê preferência para fazer sexo com um número menor de pessoas e, de preferência, com quem você já tenha um convívio diário.

    Não há comprovação de que o vírus é transmissível através da relação sexual, mas ainda é importante evitar a troca de saliva e a proximidade com a respiração das outras pessoas, então escolha com sabedoria a posição do intercurso.
  3. Masturbe-se

    Os orgasmos aumentam os níveis de dopamina e ocitocina, componentes químicos que estimulam o sistema imunológico e o fortalecem o combate a ameaças externas, como vírus. Na Itália, o Pornhub liberou acesso premium grátis para ajudar as pessoas a ficarem em casa. Nos Estados Unidos, um sexshop focado em mulheres chamado Bellesa doou milhares de vibradores com o mesmo objetivo.
  4. Consuma  e produza arte
    Estudos mostram que envolver-se em qualquer processo criativo é importante para a saúde. Quer você faça um desenho simples ou uma colagem, olhe para a arte ou fale sobre ela, a criatividade e as artes podem ajudá-lo. O contato com a produção artística possibilita uma série de benefícios extremamente importantes nesse período de confinamento, tais como:

    - Expressar pensamentos e emoções que podem ser difíceis de serem ditos em palavras;
    - Diminuir o estresse e a ansiedade;
    - Relaxar, sentir-se mais calmo e mais feliz;
    - Conectar-se a si mesmo em um nível profundo, não importa o que esteja se passando;
    - Encontrar significado nas experiências de vida;
    - Lidar com a tristeza e a perda;
    - Formar novas conexões com outros (o que ajuda a aliviar a sensação de solidão e o isolamento);
    - Mudar seu foco para longe da dor ou pensamentos estressantes;
    - Criar algo único que lhe dê uma sensação de prazer e realização.

    Uma série de iniciativas têm surgido para disponibilizar conteúdo artístico de graça na internet, seja em forma de livros, filmes, peças, shows ou exposições. A Folha separou uma série de dicas que valem muito à pena e não param de surgir outras. Compartilhe sempre as que achar coisas interessantes.
  5. Coma bem
    Comer de forma saudável é uma ótima forma de manter o corpo funcionando bem. Cozinhar sua própria refeição também costuma ser mais barato que encomendar quentinhas todo dia ou investir em comida congelada, além de ser uma forma de se tratar bem e melhorar o bem estar.

    Aproveite o período de confinamento para descobrir receitas ou ingredientes novos e aprimorar suas habilidades culinárias. Se for encomendar algo, dê preferência aos pequenos estabelecimentos, que são os que mais sofrem nesse período de crise e busque comprar daqueles mais perto da sua casa pra evitar tempo de deslocamento do entregador e garantir que sobre tempo pra outras entregas. Não se esqueça de harmonizar sempre com um bom vinho.

     
  6. Falando em vinho...
    Vinho é sempre uma boa ideia. Além dos inúmeros benefícios para a saúde, ele vai te ajudar a relaxar em meio a esse clima esquisito que paira no ar. O vinho combina com comida, com obras de arte e com sexo! Quer coisa melhor? Se você mora no Rio de Janeiro, aproveite este período e encomende com o nosso parceiro, a Wine it! Eles possuem em seu catálogo excelentes vinhos brasileiros, para diferentes ocasiões e muitos deles com uma impressionante coleção de prêmios em concursos especializados.
  7. Estude
    Uma boa forma de manter a mente sã e sair desse período melhor do que entrou é estudar alguma coisa. Sabe aquele curso que você sempre quis fazer ou aquele livro que estava jogado na estante e você não leu porque não tinha tempo? Pois essa é a hora de investir em você mesmo e aprender algo novo. Talvez você consiga um emprego melhor, talvez você se torne melhor em algo que gosta, talvez você passe a conhecer mais sobre arte ou sobre vinho, talvez você possa ajudar seu filho com aquele problema de matemática. Conhecimento nunca é demais.

    Existem várias instituições que estão oferecendo cursos gratuitos online nesse período. USP, Harvard e Senai estão entre elas. Clique aqui e potencialize sua vida durante esse confinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário