quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Sobre Separar o Nordeste

Passadas as eleições, muito tem se falado sobre uma possível separação do país, mais especificamente, a separação da região nordeste. Não é uma conversa inédita. Tenho quase certeza de que vi coisa parecida após s eleições presidenciais anteriores.

A ideia é de que o PT recebe a maior parte de seus votos de regiões menos favorecidas por causa de políticas populistas e que esse tipo de investimento atrasa o desenvolvimento do país. O bode expiatório da vez são os nordestinos. E aí começam as agressões, o ódio, o preconceito e as ideias separatistas.

Hoje pipocou na minha timeline esse vídeo do músico Fabio Brazza, exaltando a relevância artística, histórica e cultural do nordeste. Vale a conferida pra rever os preconceitos.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

13/10- No Bra Day

Hoje é uma data muito especial. Dia 13 de outubro "comemora-se" o NO BRA DAY. A intenção da campanha é chamar atenção para o risco do câncer de mama encorajando as mulheres a libertarem seus seios em apoio ao mês de combate ao câncer de mama.


O Câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre as mulheres nos Estados Unidos. Apesar dos grandes avanços no tratamento, a causa ainda é desconhecida. De acordo com o National Cancer Institute, mais de 230 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer durante este ano, e 40 mil morrerão. O diagnóstico precoce através do autoexame e de mamografias ainda é a melhor forma de se tratar e aumentar as chances de cura.

A campanha obviamente gera muita polêmica. Há quem diga que objetifica, há quem diga que a exposição de seios não apoia em nada quem tem ou teve o câncer de mama. Concordo com as reclamações, mas acho inegável que a data pode chamar mais atenção que o normal para os seios em si - como se eles não chamassem atenção o suficiente normalmente... Fazer homens e mulheres pensarem sobre seios, durante o outubro rosa, pode sim trazer à tona a importância do autoexame e uma série de outras questões relevantes.


Na verdade, eu encontrei uma certa divergência de datas. Alguns sites diziam que o No Bra Day seria dia 9 de junho, mas... como peitos nunca são demais, eu voto por adotarmos as duas datas, ainda mais quando a causa é nobre. Então entre na campanha. Postem fotos nas suas redes sociais sem o famigerado sutiã, saiam às ruas com as "garotas" livres e, principalmente, conversem sobre o assunto. Cada pessoa alertada pode ser uma vida salva.




E, pra concluir, confiram este belo ensaio fotográfico sobre mulheres que tiveram câncer de mama.

sábado, 11 de outubro de 2014

Métodos alternativos para abrir uma garrafa de vinho

Uma dionisíaca se deparou com um sério problema e procurou a SD em busca de uma solução...

"Amigos, preciso de ajuda!!! Estou com uma garrafa de vinho gelada em mãos e não consigo abri-la. Preciso de ajuda com ideias."

Isso é algo muito preocupante e pode acontecer com qualquer um de nós. O ideal é sempre ter um saca-rolhas de duas fases à mão. Ele é o único que junta muito bem três importantes características: portabilidade, praticidade e eficiência. Se por algum motivo você não tiver um saca-rolhas à mão ou se, como a minha amiga, der algum problema e a rolha não sair, existem algumas coisas que podem ser tentadas. Encontrei algumas interessantes gambiarras no Manual do Homem Moderno:

Método Teen - O mais comum é empurrar a rolha pra dentro. Provavelmente todo mundo já tentou isso aos seus dezoito anos pra beber vinho na rua de madrugada.



Além do esforço sobrenatural, jogar a rolha de cortiça no meio do vinho estraga completamente o sabor.

Método Russo - Na Rússia Soviética, você não abre a garrafa, a garrafa abre você. Consiste em encaixar a parte de baixo da garrafa na abertura de um sapato e bater com a sola do sapato em uma parede, fazendo com que a pressão empurre a rolha pra fora. Nunca funcionou comigo. Variações dessa técnica podem incluir proteger o fundo da garrafa com um pano.



Esse método acaba misturando a borra ao vinho, então também não recomendo.

Método McGywer - Esse daqui eu achei o mais criativo. Você vai precisar de:
- parafuso
- chave de fenda
- martelo
- tesoura sem ponta
- a supervisão de um adulto



O prego acaba perfurando demais a rolha e cai farelo no vinho.

Método Chuck Norris - Esse é pra quem exala virilidade.



Estraga completamente o vinho, mas você acabou de usar uma furadeira pra abrir a garrafa.

Conhece algum método alternativo além dos listados acima? Deixe um comentário e ajude outros leitores a se embebedarem em qualquer lugar.