segunda-feira, 13 de outubro de 2014

13/10- No Bra Day

Hoje é uma data muito especial. Dia 13 de outubro "comemora-se" o NO BRA DAY. A intenção da campanha é chamar atenção para o risco do câncer de mama encorajando as mulheres a libertarem seus seios em apoio ao mês de combate ao câncer de mama.


O Câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre as mulheres nos Estados Unidos. Apesar dos grandes avanços no tratamento, a causa ainda é desconhecida. De acordo com o National Cancer Institute, mais de 230 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer durante este ano, e 40 mil morrerão. O diagnóstico precoce através do autoexame e de mamografias ainda é a melhor forma de se tratar e aumentar as chances de cura.

A campanha obviamente gera muita polêmica. Há quem diga que objetifica, há quem diga que a exposição de seios não apoia em nada quem tem ou teve o câncer de mama. Concordo com as reclamações, mas acho inegável que a data pode chamar mais atenção que o normal para os seios em si - como se eles não chamassem atenção o suficiente normalmente... Fazer homens e mulheres pensarem sobre seios, durante o outubro rosa, pode sim trazer à tona a importância do autoexame e uma série de outras questões relevantes.


Na verdade, eu encontrei uma certa divergência de datas. Alguns sites diziam que o No Bra Day seria dia 9 de junho, mas... como peitos nunca são demais, eu voto por adotarmos as duas datas, ainda mais quando a causa é nobre. Então entre na campanha. Postem fotos nas suas redes sociais sem o famigerado sutiã, saiam às ruas com as "garotas" livres e, principalmente, conversem sobre o assunto. Cada pessoa alertada pode ser uma vida salva.




E, pra concluir, confiram este belo ensaio fotográfico sobre mulheres que tiveram câncer de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário