terça-feira, 18 de outubro de 2011

Estado Laico? Graças a Deus !

http://4.bp.blogspot.com/_boQCIFVXRmg/TQmE9Pe0MZI/AAAAAAAAAhE/ew9uqhPRs4U/s1600/texticulo.PNG
Hoje resolvi pegar uma nota e olhar os detalhes dela pois achava que era falsificada. Não encontrei nada de anormal, a não ser por um pequeno detalhe: Deus seja louvado.
http://1.bp.blogspot.com/_ZKdTokWKk1Y/TI5a0RCjSzI/AAAAAAAAAEk/my8rCHcDxXk/s1600/Arquivo+11.png

Bem, essa frase está em todas as notas de reais que por ai circulam. Pelo menos nas antigas, ainda não tive muito contato com as novas notas de real.

Interessante, pois outro dia conversando com o Will e a Demônia(?) conversávamos sobre o fato de uma pessoa desejar "Fica com Deus" para outra mesmo sem saber da crença do recebedor da "benção de Deus".

Will em certo momento disse algo interessante: "Nunca aceitariam que um adorador do demônio dissesse 'vá pro diabo que te carregue', mesmo com a melhor das intenções".

Uma pessoa comum como eu, como você (bem gostoso...) compreende - mas não concorda - com esse pré-julgamento religioso. Mas o Estado?

Como um Estado LAICO pode me desejar devoção a um Deus .

Claramente o "Deus" católico.

- Ah Tom, você é um chato de galocha!

Sim, mas se você parar para pensar, essa é só a ponta do iceberg. Um iceberg com uma cruz em cima.

Já perceberam que repartições públicas tem exclusivamente imagens e dizeres católicos? Pelo menos eu nunca vi imagens como essa por exemplo...
Certamente, caso fosse funcionário público, se aparecesse com essa imagem para decorar minha mesa em uma repartição conseguiria o que muitos aspones do funcionalismo público não conseguiram mesmo com anos de vagabundagem acumuladas: ser demitido!

O Estado oferece todos os benefícios, como isenção de impostos para igrejas. Mas se por um acaso eu quiser fundar um espaço ateu que discuta o evolucionismo. Teria esses mesmos benefícios?

Concluindo :

http://4.bp.blogspot.com/_hj1l2gOnIsU/TSqA-XjOCPI/AAAAAAAAAC0/aoE85PTlnf8/s1600/Estado-Laico-260x221.jpg
Assim é bem melhor ...

2 comentários:

  1. Tem tempo q eu ñ vou a uma repartição pública, mas lembro q ñ tem mt tempo (ano passado ou retrasado talvez), rolou essa polêmica sobre símbolos e outras referências religiosas em instituições ligadas ao governo. Parece q tava tendo um "choque de ordem" nesse sentido. Ñ tenho certeza d como tá.

    A questão é q pra 90% da população brasileira a cultura católica já tá naturalizada. Mesmo pra quem é de outra religião, faz sentido fazer referência e conviver com elementos católicos. Já tá naturalizado. É algo mt subliminar pra todos nós, a gente nem repara.

    Mas um espaço sobre ateísmo não tria os benefícios do governo, visto que ateísmo não é uma religião. Mas e um templo pra Dioniso?

    ResponderExcluir
  2. Vi no Igreja Ateísta uma ideia simples e bacaninha. Riscar a caneta todas as notas q a gente pegar e q tiverem escrito "DEUS SEJA LOUVADO". Talvez escrever ao lado "ESTADO LAICO", mas eu acho q só riscar já basta. Já fiz isso em algumas notas.

    ResponderExcluir