quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Os Simpsons e a Escravidão Moderna

Todo o escândalo em torno da Zara, que teria uma de suas fornecedoras envolvidas em um caso de exploração dos trabalhadores (chamada por alguns de escravidão [coisa que eu não acho infundada, mas sem dúvida é exagerada]) em São Paulo, me lembrou uma animação de abertura dOs Simpsons sobre o mesmo tema.

O vídeo em questão foi dirigido pelo artista urbano Bansky. Prepare-se pra ficar deprimido.


Não se deixe impressionar apenas pelo escândalo da Zara. Trabalhadores são explorados o tempo todo, em todos os lugares, principalmente por grandes empresas que terceirizam suas fábricas em países o mais distantes que puderem. Especialistas afirmam que 80% dos brinquedos dos Estados Unidos são feitos na China, freqüentemente por trabalhadores em situações abusivas.

Meu filho só vai brincar com caixas de papelão e bonecos de pano.

3 comentários:

  1. Desde q nasci todo mundo falava q a Nike usava mão de obra infantil na Asia pra baratear a sua produção, e não dúvido, afinal todas as multinacionais vão para paises em desenvolvimento pq as leis trabalhistas ainda não são bem definidas e eles podem explorar os trabalhadores pagando salários baixos e exigindo trabalhos abusivos.

    ResponderExcluir
  2. Acho q alguns exageros acontecem quando se fala disso. Esse lance da nike usar crianças, por exemplo, me cheira a lenda urbana. Mas, como vc disse, o fato de eles explorarem os trabalhadores ainda é uma triste verdade.

    ResponderExcluir