quarta-feira, 16 de março de 2011

Dia de St. Patrick

Amanhã é dia de São Patrício (ou St. Patrick's Day). Os símbolos desta data são o verde, o trevo e a cerveja. Vamos todos bebemorar! \o/

St. Patrick é o santo padroeiro da Irlanda. Ele foi um missionário que viveu entre 386 e 493, falecendo no dia 17 de março. Quando tinha dezesseis anos foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda, de onde escapou e retornou à casa de sua família seis anos mais tarde. Iniciou então sua vida religiosa e retornou para a ilha de onde tinha fugido para pregar o Evangelho. Converteu centenas de pessoas, muitas delas se tornaram monges.

Foi incentivador do sacramento da confissão particular, tal como conhecemos hoje, visto que antes o mesmo era realizado de forma comunitária. Um século mais tarde essa prática se propagou para o restante da Europa.

Seu feriado é muito comemorado nos Estados Unidos (além da Irlanda, óbvio), devido à grade quantidade de imigrantes irlandeses. No dia 17 de março há diversas comemorações na Irlanda e nos Estados Unidos, conhecidas como paradas de São Patrício, onde ocorrem festejos e desfiles em memória do santo, sendo essa a principal forma de afirmação do orgulho dos imigrantes e descendentes de irlandeses na América.

Como não podia deixar de ser, acabamos importando esta tradição norte-americana. Por aqui, a comemoração se dá em pubs irlandeses espalhados pelas grandes cidades. É algo bem objetivo: usar verde e encher a cara de cerveja. Por este motivo, apesar de ser um santo católico, a SD faz questão de incentivar a bebemoração de seu dia!

Evoé, St. Patrick!
O verdadeiro St Patrick

CURIOSIDADES
Por que o verde?
É a cor tradicional da Irlanda (e dos duendes).

Por que o trevo?
St. Patrick usava o trevo como forma de fazer o povo "entender como um só deus ao mesmo tempo é três" nas palavras de Renato Russo.

Por que a cerveja?
Porque irlandeses gostam muito de beber cerveja.

Se quiser sugestões de cervejas irlandesas, clique aqui.

3 comentários:

  1. Nunca consegui comemorar o dia de São Patrício. =(

    ResponderExcluir
  2. passando pra dizer q adorei o blog...

    e q comemorei usando verde e bebendo Guinness =)

    ResponderExcluir
  3. Q bom, Liana! Eu tive q beber cerveja vagabunda mesmo, infelizmente. Mas o importante é beber, ne?

    ResponderExcluir