sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Meu Mapa Astral Comentado

Sempre achei signos uma das maiores besteiras que a humanidade já criou. Conheço gente que acredita nisso com suas vidas, que acha que é ciência e tudo o mais. Eu acho uma grande tolice, e não é porque eu não consiga aceitar que os astros e energias cósmicas possam influenciar na nossa vida. Sempre fui muito propenso ao sobrenatural pra ser realmente cético em relação a isso.

O que me incomoda é que tudo que se fala sobre isso tem ares de superstição. Parece que acreditam e seguem mais por tradição. Da mesma forma que passar debaixo da escada dá merda, nascer sob o signo de escorpião faz de você uma pessoa vingativa (ou qualquer outra coisa, foi só um exemplo).

Não sei explicar muito bem, mas falta uma lógica convincente pra tudo isso. E, quando eu digo que não tem lógica, eu não quero dizer que é mentira. Só acho que as pessoas se obrigam a acreditarem nisso por quererem acreditar. "Tem lógica, mas você não vai entender" disse a minha amiga sem nem tentar explicar. Meu palpite é de que nem ela conhece a lógica ("mas que existe, existe").

Tenho um grupo de amigos que se preocupa muito com esse papo de signos e me perguntaram meu signo e ascendente. Óbvio que eu não sabia, então calcularam ali na hora. Segundo eles, sou de aquário com ascendente em câncer. "Isso explica tudo", me informaram sem dar maiores detalhes a respeito. Como eu não ligo, me dei por satisfeito. Um tempo depois, uma amiga resolveu que queria fazer meu mapa astral para me "conhecer" melhor (gargalhadas). Acabou que ela "descobriu" que meu ascendente é outro!

Se, quando eu "tinha o ascendente em câncer", estava tudo explicado e a "ciência" do horóscopo se provava correta, agora que o meu ascendente mudou, toda a "verdade" que tinha se formado foi por água abaixo. Aí eu pergunto para os primeiros: onde está seu deus agora?!

Tô falando tudo isso, porque surgiu uma pseudo-polêmica por esses dias falando sobre a mudança no eixo da Terra desde que essa história toda foi inventada (há uns três mil anos), o que faria com que as pessoas não mais nascessem sob a regência do signo imaginado, mas de um adjacente a ele. Ainda tinha um papo de precisarem criar um 13º signo... Enfim, google it.

O lance é que tudo isso me fez pensar novamente sobre o assunto e como o blog também trata do exercício de questionar suas próprias verdades, resolvi confrontar meu mapa astral e ver o que ele diz sobre mim.

Para efeitos de análise, utilizei um site chamado Somos Todos UM - "Há 10 anos o seu site de autoconhecimento". Não sei o quanto ele é confiável (embora eu ache que mapa astral em si não é confiável), mas foi o primeiro que apareceu quando consultei o oráculo. A seguir, você pode ler o resultado acrescido dos meus comentários entre colchetes.



Nasci em 06/02/1987 às 15:01.


Seu signo é: Aquário ... O EU Interior
O signo de Aquário é o décimo-primeiro do Zodíaco. Inicia em 20 de Janeiro e termina em 20 de Fevereiro. Signo do elemento AR, é governado pelo planeta Saturno e tem como co-regente o planeta Urano. É positivo, masculino, violento, fixo, e de beleza. [Positivo, masculino e violento são palavras que não combinam muito comigo. "De beleza" são seus olhos.]

Como são os nativos deste signo? Bem, não se pode falar que eles sejam fáceis ou monótonos! São pessoas com espírito avançado e com a cabeça sempre voltada para o futuro [só em alguns sentidos, pois sou MUITO encucado com coisas do passado], gostam de qualquer novidade [não, eu não gosto de QUALQUER novidade. tô dispensando coprofagia] e são seguramente "anti-convencionais". Possuem porém conceitos rígidos, que dificilmente mudam. [Se você possui conceitos instáveis, que mudam com facilidade, você não tem personalidade. Sinto muito]

Adoram a vibração, o ritmo, as invenções e suportam a duras penas as restrições! Muitos são independentes e tem dificuldade para o convívio a dois, pois precisam de seu espaço próprio e não toleram invasões de privacidade! [Alguém aí curte invasões de privacidade?!]

Possuem sentimentos humanitários, e apreciam a liberdade e a amizade. [Humanos possuem sentimentos humanitários, porra! Liberdade e amizade são dois dos valores mais exaltados na nossa cultura.] Se associam às vezes [outras vezes não] à Sindicatos, agrupamentos cívicos, cooperativas e movimentos que desenvolvam idéias novas e sobretudo que defendam a liberdade, a solidariedade e a democracia [nem curto democracia]. Sob a influência de Urano foram e são feitas as maiores revoluções em nome da liberdade! Às vezes esse exagerado gosto pelo excêntrico torna os nativos de Aquário um tanto rebeldes, dificultando sua submissão às regras e às leis. Para isso devem fazer apelo ao planeta Saturno, que lhes cobrará atitudes mais tradicionais. [Como se apela a um planeta? E-mail?]

Um Aquariano típico adora as Leis somente para poder mudá-las! [Talvez eu não seja um aquariano típico, mas eu não curto leis at all. No máximo, aceito as que me parecem boas.] Se todos vão numa direção, ele irá na direção oposta; talvez, até somente para ser notado e para ser diferente. [Aham. Sou um adolescente rebelde. É por isso que não acredito em signos: pra ser diferente.] É um líder nato e tem seguramente uma inteligência brilhante. [Bom saber que não existem aquarianos burros. Vou calcular pro meu filho nascer em fevereiro.] Se o planeta Saturno estiver amenizando esta rebeldia Uraniana, podem porém ter tendência à solidão e ao isolamento [#ForeverAlone], mesmo porque às vezes tem um certo desprezo por este mundo que é tão monótono e "normal"! Uma outra característica deste signo é a impaciência! Tudo para eles deve ser rápido, para ontem! [Que nada. Sou o cara mais paciente do mundo e faço muita coisa a longo prazo.] São dotados de rapidez de raciocínio [na verdade, só me dou bem em debates por escrito, quando você não precisa ser rápido] e, não raramente, de dons advinhatórios [às vezes eu acerto no cara e coroa, isso conta?]. Não é por acaso que é este o signo que rege a Astrologia!

O ponto frágil em seu organismo são os tornozelos e a parte inferior das pernas. [Meu ponto frágil no organismo é o saco.]

Aquário e o amor:
Eles estão colocados entre "os melhores amigos do Zodíaco", tendo uma clara tendência em ajudar e estão sempre dispostos a ouvir o que os outros têm a dizer ["sempre" é por sua conta e risco...]. Por isto eles são bons amigos, mas na hora de um compromisso mais formal, são extremamente cautelosos. Amantes da liberdade, mesmo quando se apaixonam, analisam friamente suas emoções para não “se deixar levar”. [Já fui de "me deixar levar" e, se hoje eu não sou mais assim, é fruto das experiências, e não do signo.] Não se entregam facilmente. É mais fácil que parta para um "casamento aberto", onde respeitará a liberdade do outro para que a sua não seja invadida. Ele tem a capacidade de preparar o ambiente certo para uma noitada realmente diferente e excitante, e com este talento envolve o parceiro (a) e intensifica os seus relacionamentos. Se assume um casamento, será, de qualquer modo, fiel, já que não é dado a aventuras e nem busca o “amor pelo amor”. [Aqui nem é uma crítica, mas queria saber qual é a outra opção além do "amor pelo amor". Existe "amor por outra coisa"? Isso é mesmo amor? Sério, queria entender.]

Aquário e a Casa:
A casa do aquariano será sem dúvida "diferente". Sempre haverá algo insólito. Num ambiente extremamente moderno, colocará peças raras de antiquariado. [Tenho trauma de coisa velha. Se tiver alguma coisa de antiquário na minha casa (o que eu duvido), vai ter que ser MUITO especial.] Num ambiente mais formal, colocará aquela pitada de surpresa necessária para mostrar que ele "está sempre na frente"! Com móveis de design moderno numa decoração abstrata, o quarto do aquariano pode parecer já no Século 21 ["já"?!], ou poderia figurar numa Galeria de Arte Moderna! O importante para ele é o projeto, que deve ser atual, mas deve visualizar o quarto do futuro. Para ele uma casa que não muda é uma casa morta, já que ele ama a tradição somente para fazê-la mudar! [Só tento mudar o que acho que precisa ser mudado. Respeito muito algumas tradições.] E como seria o quarto do aquariano? Sinônimo do paradoxo, o aquariano prefere um quarto que não lhe pareça um quarto. Por isso suas opções recaem sempre sobre o que há de mais moderno e abstrato. Os moveis e objetos são do mais absoluto design, funcionais, e as cores definidas, vivas, ou em matizes de cinzas e preto [o que tá escrito aqui é quase "cores definidas, vivas, ou cores indefinidas, mortas". ficou faltando falar das cores neutras, mas essa afirmação cobre 66% das possibilidades ou mais.] , com muito aço ou alumínio. Tudo no mais rigoroso High-tec, moderno e futurista.

Ascendente em Gêmeos
O Ascendente tem relação com sua aparência física e com o jeito que você se apresenta aos outros. A típica característica volátil e versátil do signo de Gêmeos se manifesta abertamente no caso de seu Ascendente neste signo. Dependendo de seu signo solar, você que possui este Ascendente pode ser mais quieto ou mais eloqüente [falando todas as possibilidades, até eu acerto tudo!], mas todos terão uma grande curiosidade intelectual, uma vontade de aprender e de estar informado sobre todos os assuntos possíveis [Sou o único estudante de jornalismo NO MUNDO que não lê jornal. Vai encarar?]. Você precisa trabalhar numa grande quantidade de projetos ao mesmo tempo, mas pode facilmente se cansar, assim que seu interesse diminuir [alguém tem dificuldade pra se cansar depois que o interesse diminui?]. As reações rápidas a tudo o que está em volta de você pode aparecer de forma exagerada, dando-lhe uma excessiva mobilidade e uma dificuldade de se concentrar [chama-se Transtorno de Déficit de Atenção]. Sua aparência é ágil, às vezes frágil, agitada e ativa [agitado, eu?!]. Tem uma caminhada rápida [ando devagar], leve e ágil, a voz aguda [nem aguda nem grave, eu acho] e a dicção clara (a menos que Mercúrio esteja mal aspectado em seu mapa). Os olhos são móveis [que bom, né?], sempre buscando novos pontos de interesse para se fixar. O seu temperamento sanguíneo (próprio dos signos de Ar) lhe confere uma natureza otimista e jovial. O corpo tende a ser triangular, com a parte superior mais ampla que a inferior [nem sou triangular] e os membros alongados e finos. Normalmente os pulmões são seu ponto frágil [tive asma, mas passou no começo da adolescência], mas terá também fragilidade nos ombros, nas mãos e braços [porra! tenho ponto fraco na parte inferior das pernas, ombros, mãos e braços?! nem vou mais sair de casa!], dependendo dos aspectos de seu Mercúrio natal. A dualidade geminiana atua muitas vezes como um fator de indecisão, mas pode ser bem canalizado se suas áreas de interesses estiverem adequadas ao seu signo. A inquietação interior é um dos seus maiores obstáculos, impedindo-lhe de aceitar as coisas como elas são, tendo necessidade de analisá-las e explicá-las de forma racional [alguém me explica o horóscopo de forma racional?]. Nas parcerias é volúvel e se fixa dificilmente, preferindo partir à conquista sempre que novos alvos se apresentam.

(Lembre-se que um planeta colocado em conjunção com o Ascendente e também seu Signo, irão influenciar nesta descrição, modificando suas características). [Ou seja, nada do que foi dito sobre o ascendente precisa ser verdade se você puder culpar os planetas.]
Clique aqui para saber mais sobre o Signo Ascendente

Lua em Touro As Suas relacões emocionais.
Esta Lua lhe confere amabilidade e confiança, determinação, perseverança e previdência. Você é atraído(a) pelas boas coisas naturais da vida e deseja para si conforto material, artigos de luxo e segurança [não! eu sou atraído pelas coisas ruins da vida e desejo ser pobre e fudido!] [falando sério, fujo de muitas coisas que representam a suposta segurança, mas é óbvio que sou atraído por ela e pelas outras coisas boas!]. Tem atração pela arte de maneira geral, e pode gostar [ou pode não gostar] de objetos de artesanato. Você necessita de uma vida saudável [amar álcool e bacon não pode ser chamado de "saudável"], especialmente em contato com a natureza [se a natureza tiver acesso à internet, eletricidade, banho quente e álcool, tá beleza]. A Lua em Touro é uma Lua exaltada, isto é, uma "super-lua". Assim, a mulher com esta Lua será uma super-mãe, muito possessiva e cuidadosa com os filhos, marido, casa, etc. Você dá muito valor ao que possui e é boa administradora de seu dinheiro. Por outro lado se a Lua estiver com aspectos negativos, ela pode indicar uma excessiva atração pelos prazeres materiais, um gosto excessivo pelo dinheiro, pelas coisas de valor. Além disso, pode existir um excesso de preguiça, uma sensualidade mórbida e um apego exagerado pelas coisas materiais. Para seu equilíbrio deve ser desenvolvido o desapego pelas coisas materiais e mais maleabilidade. Para a mulher esta é uma Lua fértil prometendo uma prole numerosa.

CONCLUSÃO
Nem preciso dizer que muito do que tá escrito reflete falta de segurança, né? É feito pra cobrir todas as possibilidades. Coisas como "pode querer", "pode fazer" também significam que "pode não querer" ou "pode não fazer", então isso vai valer pra qualquer ser-humano. Exemplo: "o aquariano pode gostar de vermelho, mas também pode não gostar".

Outras coisas também não tem como errar se você está falando para um ser-humano normal. "Você valoriza a amizade", "você valoriza as coisas boas da vida", "você necessita ter uma vida saudável"... Isso é o mesmo que dizer "você respira". Sério, crédito zero.

É muito mais fácil acreditar (e entender) que meu comportamento tem causas históricas (e como bom aquariano eu gosto de ficar procurando as explicações racionais para a minha forma de pensar e agir) baseadas nas experiências que tive do que simplesmente aceitar que a posição dos astros define quem eu sou.

Mas não vou só criticar. Um detalhe dessa interpretação chega a ser surpreendente, e não precisa pensar muito pra descobrir qual é: a ênfase na liberdade. Liberdade todo mundo gosta e seria idiota eles falarem isso, mas eles deixaram bem claro que, pro aquariano, liberdade é A PARADA. Até o casamento aberto eles mencionam. Isso conquistou um pouco do meu respeito.

Mas fica a pergunta: todos os aquarianos são assim? Já conheci outros aquarianos que não pareciam ser tão amantes da liberdade...

Era isso. Foi mal se o post ficou chato, mas precisava comentar isso. Se você entende de astrologia e quiser fazer alguma observação, sinta-se livre pra deixar seu comentário.


8 comentários:

  1. E eu sou de 05/02/1988... shokeii!!! O.o

    ResponderExcluir
  2. ahuahuaahuhau

    eu tbm sou aquariana (04/02/1990)!!!
    e acredito um pouco em horóscopo, mas concordo com oq vc falou...qm escreve essas coisas costuma ser mto genérico...é foda...

    e sim, liberdade pra mim é A PARADA, mas tbm me importo com o passado, não quero nem pensar em coprofagia e não faço nada para ser notada como diferente...aliás, tô cagando pro q os outros pensam de mim...sou assim pq EU qro e mudo qdo EU qser...

    Enfim...q importa td isso? nosso niver tá chegando, vamos comemorar!!!!!

    Beijo,
    Júlia

    ResponderExcluir
  3. Vem aqui pro Rio q t prometo uma comemoração especial, Júlia.

    ResponderExcluir
  4. hahuahauhauhaua

    Obrigada, Will!

    Já disse que não faço seu tipo e que tô sem grana...além do mais, tenho aula e não posso faltar pq é entrega de trabalho.

    Sim, AINDA estamos em aula...

    Esse vai ser o meu niver menos comemorado de todos os tempos... =/

    comemore por mim! *___*

    Beijo,
    Júlia

    ResponderExcluir
  5. não deixe de ler!!! fala dessa mudança [que é uma grande besteira] e de astrologia em geral, explicando porque não é questão dos astros nos influenciando e tal!

    http://www.deldebbio.com.br/index.php/2011/01/24/o-novo-signo-do-zodiaco-not/

    ResponderExcluir
  6. O ponto frágil em seu organismo são os tornozelos e a parte inferior das pernas. [Meu ponto frágil no organismo é o saco.]



    Tô rindo há uns 5 minutos já.

    ResponderExcluir
  7. Como todo aquariano, chato e implicante simplesmente porque gosta de ser chato e implicante !!!!!!! O signo de gente chata!!!! Afff

    ResponderExcluir
  8. Eu nasci no mesmo dia, somente em horário diferente e local (com certeza) o que difere são as casas, ascendente e lua. Você parece ser um aquariano bem contestador, deve ser esse ascendente em gêmeos que te faz contraditório e te fez escrever sobre o assunto que gostaria de evitar, mas mesmo assim deu pra notar que você achou relevante postar e argumentar sobre kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir