domingo, 5 de dezembro de 2010

Religião: Deixe seu filho ter sua própria opinião

Mais uma ajuda do nosso mais importante membro honorário, Tom Boca de Cantor.

http://4.bp.blogspot.com/_boQCIFVXRmg/TPAZoMn1W2I/AAAAAAAAAZk/PB39tHFKc4Y/s1600/religiao.JPG

Há alguns dias fiz um post aqui pra SD que abordava os diferentes caminhos para se chegar ao "céu" e nas vantagens de não segui-los.

Mas uma coisa que não abordei foi a origem de uma pessoa ter a religião X ou Y.

Citei no texto que fiz catecismo para a 1ª comunhão (tem 2ª?) quando pequeno, o Will no seu comentário diz que fez o mesmo. Desde adolescente, pelo menos no meu caso, abdiquei de seguir a doutrina católica depois de obter algum conhecimento (internet e livros de história lol) e resolvi viver minha vida , inclusive pesquisando sobre outras religiões.

Isso me fez pensar, porque diabos (ops!) eu tive que me submeter a uma crença sem mesmo ao menos saber do que se tratava?

Isso deveria ser uma coisa a ser discutida amplamente. Principalmente, acho eu, que deveria se ter uma lei proibindo crianças e pré-adolescente a aderirem uma religião. Deveria lhes ser aberto um leque de opções antes de enfiar goela abaixo qualquer tipo de pensamento arbitrário (pra você , no caso) .

Inclusive, caberia aos professores de aula de religião (ainda existe isso?) ser essa opinião isenta e imparcial mostrando resumidamente o que se trata cada uma, inclusive a opção de não se ter alguma.

3 comentários:

  1. Eu nem cheguei a fazer catecismo... Nem eu, nem meu irmão. Minha mãe até queria, mas morreu antes que isso acontecesse, e meu pai nunca se importou, meu irmão idem e eu nunca acreditei em nada.
    Pesquisei várias religiões, mas nenhuma me fez sentido.
    Hoje, sou atéia, e feliz assim...

    ResponderExcluir
  2. Acho q segunda comunhão é quando vc vai à missa e come aquela bolachinha sem graça e bebe vinho. Pq, se ñ me engano, é nisso que consiste a primeira comunhão: é quando vc comunga c/ deus pela primeira vez oficialmente. Por isso é especial. Depois vc vai lá qnd tá c/ fome ou quer descolar um gole d vinho d graça.

    ResponderExcluir
  3. agora eu entendi o pq q na fila depois da missa tinha mais gente do que durante

    ResponderExcluir