segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Dia da Cachaça

A iniciativa da criação do dia da cachaça é do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC). A campanha começou na Expocachaça, em Belo Horizonte, no dia 5 de junho de 2009, que depois virou o Projeto de Lei nº 5428/2009. Atualmente o projeto habita a Câmara dos Deputados aguardando que eles votem e possamos oficializar o 13 de setembro como Dia Nacional da Cachaça.


Em 1635, o rei de Portugal proibiu a produção e comercialização da cachaça com o objetivo de incentivar o consumo da bagaceira. A pouca fiscalização permitiu a continuidade do comércio da cachaça que, na clandestinidade, virou “moeda de troca”, chegando às colônias da África, para compra de escravos e produtos diversos, sendo que até para os quilombolas a cachaça representava dinheiro na compra de alimentos e produtos.

Em 1659, um novo decreto real proibiu o comércio da cachaça, com os portugueses apertando o cerco aos produtores com ameaças de deportação, apreensão do produto e destruição dos alambiques. Em 1660, os produtores fluminenses lideraram uma rebelião e tomaram o governo da cidade. Era a Revolta da Cachaça, movimento que abriu caminho para a legalização da cachaça, que ocorreu em 13 de Setembro de 1661.

Vale lembrar que atualmente temos a Lei Seca que, por mais benéfica que seja, é uma proibição pra lá de radical. Temos ainda uma lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em transportes públicos no estado de Pernambuco. O projeto de Lei nº 079/2010, apresentado pelo vereador Célio Galeski em 21 de junho discursa sobre a proibição do consumo de álcool em vias públicas na cidade de Canoinhas-SC. O Projeto de Lei 7776/10, do deputado Dr. Talmir (PV-SP), em tramitação na Câmara, define o consumo de bebidas alcoólicas em áreas públicas como contravenção penal.

Estamos caminhando pra um mundo onde beber e ser feliz é considerado errado e criminoso! Vamos beber cachaça hoje e mostrar que essas leis não estão com nada! Comemorar o Dia da Cachaça não é só uma desculpa pra bebermos, é um ato político e uma celebração de liberdade!

Vote Will para presidente!



2 comentários:

  1. porra essa foto tá tipo de comunidade de falecido :
    "Saudades do Will"

    descrição: pô, will você que sempre foi ponta firme nos deixou e com certeza está em um lugar melhor agora. Descanse em paz, seu piranho!

    ResponderExcluir
  2. se beber cachaça é um ato político então eu posso fazer uma revolução a qualquer momento.

    aqui em casa tem, mais de 300 garrafas de cachaças mineiras!!!

    lol

    ResponderExcluir