terça-feira, 20 de abril de 2010

a Matriz

"Morfeu: Sei exatamente o que quer dizer. Vou te dizer por que está aqui. Você sabe de algo. Não consegue explicar o quê. Mas você sente. Você sentiu a vida inteira: há algo errado com o mundo. Você não sabe o que, mas há. Como um zunido na sua cabeça te enlouquecendo. Foi esse sentimento que te trouxe até mim. Você sabe do que estou falando?

Neo: Da Matrix?

Morfeu: Você deseja saber o que ela é?

Neo: Sim.

Morfeu: A Matrix está em todo lugar. À nossa volta. Mesmo agora, nesta sala. Você pode vê-la quando olha pela janela ou quando liga a sua televisão. Você a sente quando vai para o trabalho, quando vai à igreja, quando paga seus impostos. É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para que você não visse a verdade.

Neo: Que verdade?

Morfeu: Que você é um escravo. Como todo mundo, você nasceu num cativeiro, nasceu numa prisão que não consegue sentir ou tocar. Uma prisão para a sua mente.

Morfeu: Se tomar a pílula azul, a história acaba, e você acordará na sua cama acreditando no que quiser acreditar. Se tomar a pílula vermelha ficará no País das Maravilhas e eu te mostrarei até onde vai a toca do coelho. Lembre-se: tudo o que ofereço é a verdade. Nada mais."

19 comentários:

  1. A ignorância é uma bênção, mas a verdade é necessária... Posso tomar as duas pílulas?

    ResponderExcluir
  2. A Matriz "|x x| " ---> O dialogo..
    _______|x x|2x2

    ResponderExcluir
  3. ah, desisto ¬¬, tentei desenhar uma matriz quadrada no coment anterior bonitinha...naum consegui...
    hsahsahsa

    ResponderExcluir
  4. Alias, não consegui associar o dialogo com o titulo...Õ_õ.

    ResponderExcluir
  5. Tá brincando, né, Robson? Bom, se ñ estiver, explico: o diálogo é do filme Matrix, q em português é Matriz. Ñ tem nd a ver c/ matemática. Ou quase nada.

    ResponderExcluir
  6. matriz
    s. f.
    1. Útero.
    2. Igreja principal da localidade.
    3. Lugar onde alguma coisa nasce ou se gera.
    4. Fonte, manancial.
    5. Molde para fundir caracteres tipográficos.
    6. Placa fotográfica (cliché).
    7. Forma.
    8. Registo público do que é coletável.
    adj. 2 gén.
    9. Primordial, principal.
    10. Que dá origem (a alguma coisa).

    ResponderExcluir
  7. eu gostaria de tomar a pílula vermelha tendo a opção de tomar a pílula azul mais tarde.

    ResponderExcluir
  8. Os primeiros a usarem o termo "Matriz" (nirmanakaya) para designarem o estado ilusório da matéria talvez tenham sido os budistas, pois o termo é recorrente nos textos de Sakyamuni, assim como a idéia de que nossas existências e o mundo que nos cerca são uma espécie de holografia ou mero sonho (samsara ou maya) do qual precisa-se despertar. São conceitos existentes, muito antigos e que tem adquirido uma grande força e credibilidade não apenas pelos profundos estudos de Carl Jung sobre o tema
    como tb por algumas descobertas recentes da fisica de partículas.

    Tudo que os irmãos Wachowski fizeram foi revestir o conceito com uma roupagem tecnológica digital em uma trama envolvendo inteligência artificial e máquinas futuristas pós-apocaliptícas e pronto! Sucesso de bilheteria no mundo todo! (rs)

    ResponderExcluir
  9. Ah...mas dentro da proposta do filme e da escolha do Neo, a pílula vermelha sem dúvida seria a minha opção. Nem pensaria duas vezes...mesmo que fosse para ser infeliz para o resto da vida, optaria pela liberdade e dignidade que só podem ser obtidas através do conhecimento a respeito da verdade.

    ResponderExcluir
  10. e lá se vão quase 10 anos de questionamento...

    Nós tomamos a pílula azul todo dia ....fato.

    quer tomar a pilula vermelha? ... o Morfeu vai te levar aos lugares mais miseráveis da face da terra... tipo o interior do nordeste, a África subsaariana, américa central,....

    acho q é por isso q sempre optamos pela azul... ela é - simbolicamente - nada mais do que uma substituição da frase "os olhos não vêem o coração não sente"

    é nessas horas que vc enxerga gênios como Odair José... que cantava : "Pare De Tomar A Pílula ..."

    na verdade ele já previa matrix hehe

    ResponderExcluir
  11. Will--> vc não me entendeu, conheço esse dialogo do neo e morfeu de cor, porem devido ao Sr. Caio ter colocado o titulo Matriz, pensei que talveezzz pudesse querer enfatizar alguma relação com a matematica...(... li um post dele (Caio) sobre probabilidade...logo pensei que...)

    Caio ---> ¬¬

    Ozzie ---> Valeu!!(agora entendi!!)

    ResponderExcluir
  12. Eu escolheria a pilula azul.

    Porque, entre a verdade e aquilo que vc julga ser verdade, são a mesma coisa, depende de aceitação...
    No fim, ambas escolhas serão a mesma, vc vai ver o mundo com os olhos q querer.fato.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo, tentei cobrir todas as possibilidades qnd respondi. No final eu expliquei q Matriz nd + é q a tradução pra Matrix. Apesar da maior parte das pessoas chamar pelo segundo nome, o título no Brasil é o primeiro.

    Obs.: Adorei o comentário do Tom. "Escolhemos tomar a pílula azul diariamente."

    ResponderExcluir
  14. ele não disse "escolhemos tomar", mas "tomamos"...

    que "tomamos", é fato.. agora, isso não é necessariamente a escolha de todas as pessoas

    ResponderExcluir
  15. anônimo,

    de fato, matriz não lembra apenas matemática, mas também computação.

    é provável que os diretores do filme tenham pensado também nisso na hora de escolher o nome

    ResponderExcluir
  16. Q seja. A observação do Tom continua merecendo destaque.

    ResponderExcluir
  17. Olá Tom.

    Acho que o filme leva a reflexão sobre questões mais profundas. Concordo que todos nós tomamos a pílula azul diariamente (alguns de forma involuntária como o Caio disse), essa é a pílula do conformismo, do "deixe estar".

    Qual a diferença entre a África do sul ariana e a sociedade supostamente livre em que vivemos?

    Nenhuma! Estamos todos no mesmo inferno, a diferença é que alguns ditadores usam a força para escravizar as pessoas, outros usam os prazeres e a felicidade morosa para convencê-los a abrir mão de sua liberdade e individualidade.

    E digo mais, cada um de nós que aceita viver comodamente dentro dessas sociedades de mentira tem sua parcela de culpa pelas mazelas da humanidade.

    Já a pílula vermelha desmascara toda essa hipocrísia e faz com que vc veja o mundo como ele realmente é...uma fraude! Vc ganha a chance de analisar o sistema como um observador externo e justamente essa liberdade que gera desconforto, pois é necessário abrir mão de tudo que vc considera como sendo verdade, todos os objetivos de sua vida e as coisas que vc acha que lhe trarão felicidade, inclusive abrir mão de suas próprias convicções, tudo para descobrir o que se esconde por trás das manipulações, para vislumbrar a dura verdade que todos preferem ignorar. Enfrentar seus demônios internos e morrer miseravelmente.

    No geral, tem muita sincronicidade também com o mito da caverna de Platão.

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de tomar a droga que os irmãos Wachowski tomaram pra criar este filme e ganhar milhões com ele.

    ResponderExcluir